"Ter filhos e criá-los é cada dia gerar e pari-los outra vez, sem descanso."
Lya Luft, Perdas e Ganhos.

terça-feira, 13 de dezembro de 2011

Coisas da idade?


Sempre ouvi o seguinte ditado: "Filhos criados trabalho dobrado." Achava que esse ditado era uma grande bobagem, porque cá pra nós criança pequena dá um trabalho. Eles dependem da gente pra tudo, fazem bagunça e estão sempre passando por fases (acho que isso nunca acaba, né).


Hoje com duas filhas e uma já saindo da fase de menininha, tenho apenas uma certeza. Muitas vezes prefiro mil vezes catar brinquedo do chão, trocar fraldas, fazer mamadeiras, limpar nariz de meleca do que ver minha filha de quase 7 anos fazer careta quando falo com ela.


Semana passada tive que chamar atenção da minha magrinha. Aquela criança calma, tranquila, educadinha, está dando tchau e do nada vem surgindo uma menina debochada, impaciente e respondona. Além é claro, das perguntas, comentários e situações bastante embaraçosas. E eu nesse meio sem saber como lidar com esse comportamento repentino de uma menina de quase 7 anos.


Na hora de acordar para ir a escola é aquela coisa. Você fala, pede a ela que levante e tome seu leite e nada adianta. Ela senta, abre os olhos e quando você vira as costas ela deita novamente e assim vai quase que até a hora de sair, ou até a hora de entornar o leite na cama e a mãe vir histérica gritando às 6:30 da manhã. O pai reclama, fala, fala.... e o que ela faz é chorar, ficar de bico, ou fingir que não escuta. Parece até uma menina que na mesma idade fazia a mesma coisa, chegava ao cumulo de dormir com a roupa da escola para conseguir dormir mais alguns minutinhos. ;0)


Outro dia chamei a atenção dela e qual foi sua reação? Uma língua enorme pra fora. Eu fiquei furiosa! Dias depois recebi uma careta por ter pedido a ela para ir trocar logo a roupa da escola. Eu ganhei a careta e ela ganhou alguns bons minutos de castigo e uma boa conversa depois. Mas eu fico naquela sem saber o que fazer. E por mais que eu diga que isso é feio, que fico chateada e que ela não deve fazer isso, eu não sei se ela compreende, ou se não vai esquecer do que disse no primeiro não que receber.


É, ser mãe é uma tarefa difícil, cansativa, independente da idade ou da fase. Espero que as novidades terminem por aqui e que as coisas sejam mais fáceis daqui pra frente, ou então que demore mais uns 5 anos até aparecer outra novidade como essas que tem aparecido com a Clara. Acho que na Fernanda eu já estarei safa e não ficarei me tremendo quando ela me contar uma história cabeluda que ela ouviu de algum coleguinha.

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...