"Ter filhos e criá-los é cada dia gerar e pari-los outra vez, sem descanso."
Lya Luft, Perdas e Ganhos.

segunda-feira, 16 de novembro de 2009

É duro ser criança.

Semana passada Clara saiu da escola tristinha. Disse que uma colega não tinha deixado ela brincar com os legos. Eu perguntei por que, e ela disse que uma outra havia pedido todos os legos e a Gabriela pegou os legos dela. Conversei e expliquei que ela deveria ter dito à Gabriela que ela também queria brincar, ou se isso não resolvesse o problema, ela deveria falar com a professora.
Ainda chateada ela dizia que tinha feito isso e que muitas vezes as colegas não deixam ela brincar.

Tadinha, ela estava decepcionada! Meu coração ficou partido de vê-la assim. Mais o que eu poderia fazer? Como disse a Ana Paula não podemos forçar ninguém a ser nosso amigo. Eu queria fazer algo para ajudá-la nesse momento, já que é na infância que aparecem as primeiras decepções.

A Clara ainda é muito tímida e na sua turminha o que não falta é líder. Apesar dela ter melhorado muito, ainda tem dificuldade para fazer amizades e detesta ser o centro das atenções. Ano passado a pedagoga pediu que eu procurasse um psicólogo pra ela. Na época eu não fiz, porque ela tinha apenas 3 anos. Mas agora penso se não é melhor procurar um profissional para ajudar a melhorar a timidez. Apesar dela ter melhorado muito nesse ano.

Hoje fui conversar com a professora e ela disse que é isso mesmo. Ela brinca muito no terraço e faz bagunça com todo mundo, mas detesta ser o centro das atenções. Não quero forçar Clara a nada e sei que essa timidez é da personalidade dela. Mesmo com tudo isso ainda me sinto perdida e não quero pecar nem pela falta nem por excesso.

2 comentários:

mamãe camila disse...

ai tadinha...dói em nós né? eu nunca fui tímida, e ano passado a profe da Helena disse que ela estava mto tímida, mas que era normal. Este ano ela melhorou mto!!
Faz parte da vida, mas não queremos vê-las sofrerem...
bjs e boa semana!!

Mimirabolante disse...

Sua atitude foi correta !!!Ela precisa de um tempo......já,já ela amadurece um pouco mais e começa a interagir melhor.....é triste,porém,faz parte do aprendizado.....crescer doi msm....bjcas

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...