"Ter filhos e criá-los é cada dia gerar e pari-los outra vez, sem descanso."
Lya Luft, Perdas e Ganhos.

segunda-feira, 1 de março de 2010

Príncipes X princesas.

Eu já estava com este post na cabeça a um tempo, e por mil motivos fui adiando escrever. O fato ocorreu ano passado no final do ano e este ano na reunião da escola, foi citado pela direção.

"Em novembro fomos ao aniversário de uma colega da escola da Clara. Ela fez 5 anos e na hora do bolo um outro colega da escola subiu na mesa para cantar parabéns. A Clara notou e ficou indignada (ela falou nisso durante alguns dias) porque o menino ficou ao lado da aniversariante, já que o aniversário não era dele. Coisa de criança, né!
Foram 3 dias ouvindo a mesma pergunta: "Por que o menino ficou na mesa na hora do parabéns?", um dia na hora da saída encontrei com a mãe da aniversariante na porta da escola e comentei sobre a reação da Clara ao parabéns, e ela me explicou que as duas crianças se tratam de príncipe e princesa. Ele é o príncipe da menina e a menina sua princesa.
Comentei com a Clara sobre isso, já que outra vezes ouvi esses assuntos em outras festas com outras mães: "teu filho é o príncipe da minha filha." E foi então que Clara começou a contar que fulano era príncipe de beltrana, que cenoura era princesa de chuchu e assim foi. Nomeando um a um.
Claro que tratei de perguntar se ela tinha algum príncipe. Encabulada disse que não! Sondei um pouco e disse que ela não precisava ter vergonha de falar, porque eu não iria brigar. E ela continuou dizendo que não, mas sempre com um sorrisinho no rosto. Passado alguns minutos escutei um choro desesperado! Ela gritava chorando muito, inconsolável. Eu levei um susto e fui saber o que tinha acontecido. Quando ela me diz que na escola dela tinha pouco menino (o que não é verdade) e não sobrava nenhum para ser príncipe dela.

Juro que na hora eu tive vontade de rir, mas é claro que não poderia fazer, então expliquei que eles ainda são muito pequenos e que criança não tem idade para namorar, que por enquanto eles só podem brincar, estudar e nem devem pensar em namorar.
Eu não quero que minha filha pense nisso agora e não estimulo essa fantasia de príncipes e princesas, nunca fui da falar para colegas "Ah seu filho vai namorar com a minha filha " e também nunca gostei que fizessem isso comigo. Mas cada um que cuide dos seus! Eu sei que tanto na escola, como em outros lugares tem muitos pais que estimulam esse comportamento nos seus filhos, e chegam até a achar bonitinho.
Mas eu acho que tudo tem seu tempo e quero sim que minha filha tenha namorados, mas na hora certa, porque esse é somente o momento de brincar de bonecas e de estudar!

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...