"Ter filhos e criá-los é cada dia gerar e pari-los outra vez, sem descanso."
Lya Luft, Perdas e Ganhos.

sexta-feira, 17 de julho de 2009

Como lidar com ciúmes de irmãos.

Antes de começar quero agradecer a cada sugestão que foi dada. Realmente não é fácil e pra mim foi complicado entender essa situação, porque não lembro de ter tido muitos ciúmes da minha irmã, ao contrário, eu por ser mais velha tinha até mais vantagens do que ela.

Mais vamos falar das minhas meninas. Li todos os comentários e outros textos extraídos da internet e todos falavam a mesma coisa: isso é normal, natural e é importante que ela participe de tudo.
Primeiro passo para resolver essa situação, ou melhor, não transformar isso num problemão, é entender que é natural e normal. Importante para o desenvolvimento da Clara, principalmente.
Outra coisa é respeitar os limites da Clara, se ela estiver a fim de participar do banho da irmã ela vem se não quiser, não tem problema. Não tenho chamado ela pra ajudar em tudo. Na hora do banho eu convido, quando vou preparar a mamadeira delas, eu também chamo e tento fazer disso uma festa. Por exemplo, se faço a mamadeira, procuro ficar cantando ou dançando com a Clara. (Claro que não é toda hora, porque cansa!)

Algumas vezes ela ainda faz brincadeiras brutas e fica mal criada. Mas tem diminuindo os episódios para chamar atenção. Ontem fomos pra casa da minha mãe, porque a escola dela está com surto de virose, e fomos à praça andar de bicicleta e no play para brincar. Ela adorou! Outra coisa foi que comecei a valorizar as qualidades dela. Tudo que ela fazia antes da Fernanda nascer que ela tem feito menos eu digo que acho lindo. Por exemplo, eu falo: Clara eu adoro e acho lindo meninas que não fazem bagunça, que falam baixo. Criança levada é tão feio, né?
E isso faz com que ela fale mais baixo, porque quer ser bonita. Tão pequena e vaidosa.
Não tomo mais banho sozinha se ela estiver acordada, o banho é comigo.

Com essas mudanças ela tem ficado mais tranquila e está se aproximando mais da Fernanda. Já pede para segurá-la, fica cantando e faz gracinhas pra Fernanda. E a Nanda por sua vez, adora quando a irmã está por perto.

Não é fácil. Mas é tão gostoso ter duas filhas!

2 comentários:

Thaty disse...

Que legal! Bom saber que você está mais tranquila com a situação. Pensando no seu post e na minha situação muito em breve, comprei um livro e estou gostando muito: Criando Irmãos Felizes e Amigos, das autoras Jan Parker e Jan Stimpson. As dicas delas são bem legais e acho que vou aproveitar bastante. Talvez seja interessante pra você também! Beijocas!

BLOG DA GRÁVIDA disse...

Esta semana visitei uma amiga que tem um menino de quase 3 anos. Ela está grávida de novo. Conversando com ela lembrei de você....do que tinha lido aqui sobre ciúmes entre irmãos.Assim que soube que vai ganhar um irmão (ou irmã), o filhinho dela começou a dar trabalho... Ficou manhoso, cheio de manias, ameaçou regredir terrivelmente, como, por exemplo, voltar a usar fraldas. Isso por que o irmãozinho NEM NASCEU AINDA!
Fiquei impressionada com a história. Uma criança tão pequena já ter noção do que é ganhar um irmão ("perder o trono").
Minha amiga está fazendo o que pode para lidar com a situação. Procurou até uma psicóloga. Uma das dicas foi justamente incentivar muito as qualidades do filho mais velho (como você está fazendo). A psicóloga orientou minha amiga a pedir aos amigos que sempre dêem os parabéns para o irmão mais velho: "Parabéns, então você é o irmão mais velho? Que legal!", como se ser o irmão mais velho fosse uma premiação, uma conquista.
Beijo!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...