"Ter filhos e criá-los é cada dia gerar e pari-los outra vez, sem descanso."
Lya Luft, Perdas e Ganhos.

quinta-feira, 10 de novembro de 2011

Desabafo.

Ainda estou de ressaca pela noite que tive ontem.

Estipulei como meta para esse ano ter mais calma e paciência com as meninas. Na verdade não só com elas, mas com todas as pessoas que convivem comigo. E durante o ano tive altos e baixos, na verdades muitos mais baixos do que gostaria e deveria ter tido.   

Se tem uma coisa que me irrita profundamente é choro de criança, ainda mais sem motivo aparente. Justifica-se pra mim quando a criança está doente e sente alguma dor, mas quando é por manha, por querer algo e não ter,  eu não tolero.

Ontem briguei com as meninas e acho que durante esses anos nunca fiquei me sentindo tão mal. Briguei por nada, ou melhor, por um garfo que a Fernanda teimava em querer e eu não dei, porque achava que ela poderia se machucar.  E nisso dá-lhe choro, manha, pirraça. Objetos eram lançados por ela ao chão. Essa nova mania dela me tira do sério!

Tento não bater nas meninas. Acho que cada um tem seu ponto de vista e pra cada casa e pessoa funciona de uma forma. A Clara não apanha, mas com a Fernanda ainda acontece. Não pensem que me sinto bem com isso, pelo contrario, me sinto derrotada e descontrolada. E eu preciso e vou mudar isso.

A agressão física não é pior do que a verbal. Essa sim, muitas vezes dói mais do que um tapa.
Ontem na briga falei uma coisa pra minha filha que jamais deveria ter falado. Na hora a cabeça estava quente o sangue subiu e eu falei. Despejei em cima de uma menina de 6 anos as minhas frustações. Tadinha da minha menina, tão magrinha, caladinha, boazinha.... uma criança que tantas vezes faço mil elogios e ontem eu fiz um mal a ela.

Menos de 5 minutos depois eu estava totalmente arrependida, envergonhada, chateada por não ter conduzido melhor a situação. E ela com os olhos vermelhos de chorar, soluçando não me olhava e não falava comigo. Pedi desculpas disse que nunca mais faria isso,  mas ela não me encarava. Depois de muitos pedidos de desculpas e tentativas minha de aproximação, ela resolve falar e me diz que chorava porque eu a xinguei.

Que espécie de mãe eu sou?

Conversamos, abracei, pedi desculpas, dei beijo, terminamos de comer e fomos brincar no quarto. Ela aparentemente esqueceu, mas eu não. Sempre que eu olhava pra elas, lembrava dos gritos, da minha mão pesada, do meu descontrole. A noite quando o sono veio, elas deitaram, cada uma de um lado como sempre fazem e eu com a mão em cima delas, chorava arrependida (como há muito tempo não choro) de ter cometido tamanha covardia.

Cheguei a desabafar, recebi mensagens de apoio que me confortaram e agradeço a todas o carinho.
E quando meu sono veio, a consciência pesada apareceu e tive pesadelos a noite toda.

4 comentários:

Priscila disse...

Oi Liane! Isso também acontece aqui em casa, com mais frequencia do que eu gostaria... é muito complicado, mas não se culpe por isso...somos humanas, não somos perfeitas e com certeza só queremos o melhor p/ as nossas meninas.

Adriana ,Sofya e Emanuelle disse...

Aiii ,que isso.... quem sente culpa aqui sou euuu e não vc Li..rs
Li, foi oq eu te disse... Ela esquece, mas nós não... Ela não ficou mal pelo que vc disse, mas sim por vc ter brigado, o peso do que vc disse não tem importancia pra ela viu!!
Todas temos nossos momentos amiga querida , não fica mal não tá!

Amo vcs!

mamãe camila disse...

oi Li! isto acontece em todas casas...não te culpe, eu tb ja briguei mto com as gurias...e depois fico arrependida...a gente tem que pegar estes dias como exemplo e tentar ter mais paciência, mas não é fácil né?
bjs

Ana Barbosa disse...

Ohhh meu deus... Li seu relato e me senti na sua pele... Tudo que eu mais peço a Deus é que eu tenha paciência com meus futuros filhos.
Eu sou uma pessoa explosiva, me zango fácil. Muitas vezes meu marido sofre com isso. Ele sempre diz que eu tenho que treinar minha paciência e auto controle pq quando tiver filhos eu serei descontrolada.
Ganhei uma cachorra e no inicio ela me tirava do sério e eu batia nela... Muitas vezes chorava por ter batido na bichinha sem que ela tivesse culpa do que tinha aprontado. Hoje mudei muito, mas preciso mudar ainda mais.
Uma vez eu atirei uma chinela em direção a minha sobrinha, a intenção era assustar, mas ela correio e a chinela bateu no seu peito, a menina ficou roxa, sem respirar... Eu quase morri... Pedi tanto a Deus pra ela ficar bem...
Hoje reconheço que perder o controle é um péssima opção... procure ficar Zen, mas algumas vezes não consigo.

Mas eu te digo uma coisa, isso acontece muito, não se culpe tanto, use seus erros para acertar. Aprenda e mude, pq toda pessoa é capaz de mudar!

Tenho certeza que hoje sua bonequinha nem lembra mais do ocorrido! Fique em paz, peça Paz a Deus nos momentos mais críticos.

Bjo grande! :)

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...