"Ter filhos e criá-los é cada dia gerar e pari-los outra vez, sem descanso."
Lya Luft, Perdas e Ganhos.

quinta-feira, 30 de julho de 2009

Com coração.

Vendo uns blogs que acompanho, dei de cara com esse post aqui. Nossa que emoção, viu!
Eu estava pra escrever sobre isso, amor entre irmãos. Eu que sempre amei minha irmã, apesar das brigas, sei que fui (não sei se ainda sou) uma pessoa que ela adorava copiar. Hoje ela é meu orgulho!

Aqui em casa mesmo a pequena tendo apenas 1 mês e meio, ela já demonstra adoração pela irmã mais velha, que também demonstra muita paixão. A menor não pode chorar que ela trata logo de acudir, ou dando chupeta ou cantando músicas. Cuida como se Fernanda fosse uma boneca de cristal mais linda de todas (e é!).

O mais fofo de tudo isso é que a Nanda fica louca quando vê a irmã. Se está aos berros e a irmã chega, ela para e fica a admirar de tanto encanto. É maravilhoso, lindo de se ver... Fico rindo sozinha só de escrever esse post pensando nas minhas meninas acordando na minha cama, rindo e brincando juntas.

Comentei no post do blog Mamíferas. E mesmo assim vou copiar o comentário para que elas saibam que não há nada mais lindo nesse mundo que minhas duas meninas juntas.

Que emoção ao ler esse post. Sim eu estou passando por isso! Não são 3, como na sua casa, mas são duas que se amam profundamente. Apesar dos ciúmes da mais velha, ela ama a pequena de paixão, mesmo esta tendo apenas 1 mês.
É delicioso ver! E afirmo sem a menor sombra de dúvidas que não vi nada mais bonito que minhas duas meninas juntas se curtindo.
Beijos

terça-feira, 28 de julho de 2009

Festas.

Esse final e início de semana foram de comemorações. Domingo foi aniversário do tio Fernando, irmão do Claudio, e teve bolinho.
Fernanda dormindo no colo da tia Aurinha.
No colo do primo Daniel.
Clarinha apagando as velas com o aniversariante.
Fazendo bagunça.
E ontem foi o bolo da minha irmã.
Fernanda no colo da vovó.

sexta-feira, 24 de julho de 2009

Crianças sem papas na língua e pais morrendo de vergonha.

Chegou a época de ter muito cuidado com o que falar e fazer na frente da Clara, esta fase pode ser tardia porque ela é calma e não é de falar muito. Ainda mais agora que ela quer chamar atenção a todo custo.

Outro dia indo para a escola na calçada tinha uma coxinha (salgadinho) amassado no chão. Quando ela viu, me perguntou o que era, atrás tinha um senhor e na nossa frente uma senhora, quando ela diz assim: "Mãe essas pessoas (que jogam coxinhas no chão) são porcas igual a gente!".
Eu: "Não Clara, não somos porcas."
Ela: "Somos sim mãe."
Eu: "Que isso Clara você é porca? Eu não sou."
Ela: "Nós somos porcas sim, tá mãe!"

Essa semana uma colega de trabalho do Claudio foi lá em casa. Como ela não conhecia o apartamento, ele foi mostrar e a Clara foi atrás falando.
No quarto da Nanda na cadeira, tem uma almofada. Clara pega a almofada abraça e diz: "Eca! Esse travesseiro está fedido!"
Eu sem graça peguei o travesseiro e cheirei, tinha cheiro de poeira. Eu disse que ia lavar.
Quando o Claudio mostrou o banheiro, eu estava na cozinha e só ouvi ela dizendo: "Esse banheiro tem coco!"
Da cozinhei eu gritei com ela e mandei ela vir imediatamente para a cozinha. Dei uma bronca e ela foi pro quarto chorando. Depois de uns minutos fui lá e ela me diz: "Mãe eu vi uma coisa marrom, no banheiro marrom."

É mole! Imaginem a vergonha que eu passei.

**Não tinha coco no banheiro, tá.

quinta-feira, 23 de julho de 2009

Presente do dia dos pais.

Este será o primeiro dia dos pais do Claudio e eu preciso fazer desta data um dia muito especial, para não ser tão frustrante como foi o meu primeiro dia das mães.
Tudo bem que dia das mães e dos pais é todo dia, mas já que existe uma data por que não comemorar, né.

Eu pensei em mil coisas, ano passado a Clara fez uma camisa pintada por ela para o pai e para o tio. Logo, a camisa está fora! O Claudio não usa gravata, então esse item também não dá.Ele adora mostrar as fotos da Clarinha e da Fernanda então pensei em fazer um foto livro!

Estou montando e estou adorando a idéia. Ainda não mandei imprimir, mas tenho certeza que será um bom presente. Estou na dúvida com relação aos tamanhos. Hoje a tarde vou numa loja aqui perto de casa que imprime esses trabalhos. Vou tirar todas minhas dúvidas, apesar de ter lido muita coisa na NET, eu sou como São Tomé, ver pra crer!

Quem já tiver feito algum trabalho como esse e puder dar alguma dica, fique a vontade. Estou usando o D - Book para montar o livro.

segunda-feira, 20 de julho de 2009

Fotos.

A Clara tem muitas fotos, claro apesar dela ter 4 anos eu sempre tirei muitas fotos dela. A Fernanda por esse lado tem saído no prejuízo, já que eu não tiro tantas fotos dela assim.
Então sexta feira posicionei minha camera e fiz um book dela...risos

        
Essas aqui foram tiradas no sábado quando fomos à Lagoa. O dia estava lindo e Clarinha que aproveitou.
        

sexta-feira, 17 de julho de 2009

Olha eu aqui!

Há pouco menos de 1 mês, recebi um email da editora do site Gravidez Absoluta para participar de uma matéria com 10 melhores dicas de mães blogueiras para o portal em relação a gravidez ou aos primeiros meses de vida do bebê. E a minha foi selecionada.

Muito legal, né!
O site é ótimo e vale a pena dar uma olhada!

Mais fofo foi a ilustração que elas usaram na matéria.
É assim que eu amamento a Fernanda. Veja aqui na carta.

Como lidar com ciúmes de irmãos.

Antes de começar quero agradecer a cada sugestão que foi dada. Realmente não é fácil e pra mim foi complicado entender essa situação, porque não lembro de ter tido muitos ciúmes da minha irmã, ao contrário, eu por ser mais velha tinha até mais vantagens do que ela.

Mais vamos falar das minhas meninas. Li todos os comentários e outros textos extraídos da internet e todos falavam a mesma coisa: isso é normal, natural e é importante que ela participe de tudo.
Primeiro passo para resolver essa situação, ou melhor, não transformar isso num problemão, é entender que é natural e normal. Importante para o desenvolvimento da Clara, principalmente.
Outra coisa é respeitar os limites da Clara, se ela estiver a fim de participar do banho da irmã ela vem se não quiser, não tem problema. Não tenho chamado ela pra ajudar em tudo. Na hora do banho eu convido, quando vou preparar a mamadeira delas, eu também chamo e tento fazer disso uma festa. Por exemplo, se faço a mamadeira, procuro ficar cantando ou dançando com a Clara. (Claro que não é toda hora, porque cansa!)

Algumas vezes ela ainda faz brincadeiras brutas e fica mal criada. Mas tem diminuindo os episódios para chamar atenção. Ontem fomos pra casa da minha mãe, porque a escola dela está com surto de virose, e fomos à praça andar de bicicleta e no play para brincar. Ela adorou! Outra coisa foi que comecei a valorizar as qualidades dela. Tudo que ela fazia antes da Fernanda nascer que ela tem feito menos eu digo que acho lindo. Por exemplo, eu falo: Clara eu adoro e acho lindo meninas que não fazem bagunça, que falam baixo. Criança levada é tão feio, né?
E isso faz com que ela fale mais baixo, porque quer ser bonita. Tão pequena e vaidosa.
Não tomo mais banho sozinha se ela estiver acordada, o banho é comigo.

Com essas mudanças ela tem ficado mais tranquila e está se aproximando mais da Fernanda. Já pede para segurá-la, fica cantando e faz gracinhas pra Fernanda. E a Nanda por sua vez, adora quando a irmã está por perto.

Não é fácil. Mas é tão gostoso ter duas filhas!

quinta-feira, 16 de julho de 2009

Fotos com 1 mês.

Fotos da Nandinha agora com 1 mês.
Sexta feira passada, dia 10/07 ela estava com 3.190 kg.


Será que serei ruiva???

Para de tirar fotos mamãe!
Meninas obrigada pelas dicas! Depois volto contando como a Clara está.

segunda-feira, 13 de julho de 2009

Ciúme o que fazer?

Ando perdida sem saber como agir e o que fazer para minimizar o ciúme que a Clara tem sentido da Fernanda. Desde que a Nanda chegou em casa a Clara tem estado abatida e volta e meia adoece.
Eu pensei que fosse ser mais fácil lidar com tudo isso, mas não estou conseguindo, ou pelo menos acho que não. Desde sexta feira a Clara está com febre, que é apenas um resfriado. Sábado na festa junina ela não quis brincar com os colegas, só quis ficar comigo e com o Claudio, está muito chorosa e vive perguntando se gostamos dela.

Sei que isso é normal e é uma fase importante pra ela, só não quero fazer disso um sofrimento ainda maior. Eu converso com ela, brinco, tento fazer tudo que fazíamos juntas antes, como tomar banho, comer, só que tem horas que realmente é difícil e por mais que eu me multiplique em 4 parece que não é o bastante. Aqui em casa, tanto eu como o Claudio, procuramos convidar a Clara para ajudar a cuidar da irmã, nem sempre ela aceita. Tem horas que eu chamo e percebo que ela gosta e fica feliz, mas logo depois fica quietinha com uma carinha de tristeza que me parte o coração.

Eu estava errando e demorei a ter consciência disso. Assim que a Fernanda nasceu, a Clara me pareceu tão grande, tão independente que eu não me preocupava muito, até que minha mãe me chamou atenção pra isso. Ela não cresceu de um dia para o outro. Ela continuava lá, pequena e dependente. Depois que percebi esse meu erro, eu mudei e percebo agora que ela está mais carente do que antes.

Alguém tem alguma dica do que fazer e como agir?

A festa junina.

Sábado foi a festa da escola da Clara no sítio sítio John Wayne. Foi muito legal!
Clarinha estava abatida, não só por causa da febre que teve na sexta como por um outro probleminha que estamos passando (depois eu conto). Mesmo assim eu e Clara brincamos muito juntas, dançamos quadrilha e tivemos nosso momento de chamego.
A capira foi a mesma do ano passado (ninguém merece comprar uma todo ano, né!) e ela continuou linda!

Já no final da festa ela resolveu brincar com as colegas da escola.

E a Fernandinha se acabou no sono.

quinta-feira, 9 de julho de 2009

Primeira festinha!

Fiz um bolinho para comemorar o primeira mesversário da Fernandinha.

Todo mundo reunido!

Com a mamãe.

Com o papai.


Com a irmã.


E o presente: Dormir na cama dos pais.

terça-feira, 7 de julho de 2009

Carta para Nandinha - 1 mês

Meu bebê.

Hoje você completa 1 mês de vida e quanta alegria você trouxe para esta casa. E nos despertou muito amor. Você, apesar das primeiras noites difíceis, é uma criança calma e adorável.
Esperta, e mesmo com poucos dias, já gosta de olhar tudo e já reconhece a voz da mamãe, adora quando eu converso com você. Gulosa mama bastante, suga tudo que vê pela frente, se estiver sem sua chupetinha coloca o dedão na boca e fica quietinha.

Tivemos dificuldades no início com a amamentação, mas o problema já está praticamente resolvido. Duas vezes por semana vamos ao banco de leite e você é pesada e lá elas colocam você para mamar. Mamãe tem tido bastante trabalho para te alimentar na sonda, mas não importa, já que você finalmente começou a ganhar peso está quase com o peso que você nasceu.

Nas primeiras semanas eu achava você igual a sua irmã, mas hoje, acho você parecida com seu pai. Ninguém até agora disse que você parece com a mamãe, porém não tem problema. O importante é que você tem muita saúde e está se desenvolvendo muito bem.

Nossas noites agora tem sido bem mais tranquilas, você só acorda uma vez durante a noite, mama e volta a dormir. O banho é a parte do dia que você mais gosta, fica bem quietinha e só chora na hora de sair. O meu colo também é uma das coisas que você mais gosta, e tem vezes que só assim você fica calminha. Seu pai morre de ciúmes e a mamãe fica toda boba.
Princesinha você é muito amada!

Com carinho da sua mamãe Liane.

quinta-feira, 2 de julho de 2009

Dormir de barriga pra cima é melhor?


Desde que vi essa reportagem na televisão e internet, tenho tentado de todas as maneiras fazer com que a Fernanda durma com a barriga pra cima!

O fato é que está difícil viu. A danadinha já escolheu sua posição favorita e definitivamente, parece que não pretende mudar. Ela dorme de bruços e quando eu viro ela de barriga pra cima, a danada acorda. Pode estar num sono profundo e eu com o maior cuidado do mundo mudo a posição e não adianta, ela acorda!

Já não sei mais o que fazer para mudar isso. Alguma sugestão?
** Detalhe as duas fofas deitadas no sofá. Espaço tem, né? risos
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...