"Ter filhos e criá-los é cada dia gerar e pari-los outra vez, sem descanso."
Lya Luft, Perdas e Ganhos.

quinta-feira, 27 de dezembro de 2007

Receita de ano novo - isso não é um plágio.


Desejo um feliz ano novo para todos meus amigos e mesmo os "inimigos".
Não possuo receita para um ano melhor, mas posso dar dicas que talvez melhore muito o ano que inicia.

* Ame e seja amado (a);
* Sorria e chore quando sentir vontade;
* Não reclame, não lamente por pior que seja reclamar não adianta nada;
* Alegre-se com pequenas coisas;
* Procure fazer o bem;
* Perdoe;
* Nunca deixe de dizer algo que você sabe que deixará a pessoa feliz;
* Faça elogios, agradeça;
* Durma, gaste, dançe, coma, cante, conte piadas, dê gargalhadas;
* Tente sempre ver o lado positivo das coisas;
* Não veja o "problema" como tal, pense nele como uma oportunidade de melhorar;
* Use mais o coração.


Esse ano passei por vários momentos difícies e que sem dúvida me trouxeram grandes aprendizados. Muitas vezes, segui essas dicas, em outros momentos fiz o contrário. Porém, o mais importante é que apesar de todas as "oportunidades" que tive nesse ano, consegui (e aos poucos vou conseguindo) mudar a minha história e assim reescrevo as páginas da minha vida, que sem dúvida virarão um livro quem sabe em 2035. Até lá tenho muita história pra contar...

Já que as minhas dicas, são apenas dicas.... segue uma receita de um grande poeta - Carlos Drummond de Andrade.

Receita de Ano Novo


Para você ganhar belíssimo Ano Novo
cor de arco-íris, ou da cor da sua paz,
Ano Novo sem comparação como todo o tempo já vivido
(mal vivido ou talvez sem sentido)
para você ganhar um ano
não apenas pintado de novo, remendado às carreiras,
mas novo nas sementinhas do vir-a-ser,
novo
até no coração das coisas menos percebidas
(a começar pelo seu interior)
novo espontâneo, que de tão perfeito nem se nota,
mas com ele se come, se passeia,
se ama, se compreende, se trabalha,
você não precisa beber champanha ou qualquer outra birita,
não precisa expedir nem receber mensagens
(planta recebe mensagens?
passa telegramas?).
Não precisa fazer lista de boas intenções
para arquivá-las na gaveta.
Não precisa chorar de arrependido
pelas besteiras consumadas
nem parvamente acreditar
que por decreto da esperança
a partir de janeiro as coisas mudem
e seja tudo claridade, recompensa,
justiça entre os homens e as nações,
liberdade com cheiro e gosto de pão matinal,
direitos respeitados, começando
pelo direito augusto de viver.
Para ganhar um ano-novo
que mereça este nome,
você, meu caro, tem de merecê-lo,
tem de fazê-lo de novo, eu sei que não é fácil,
mas tente, experimente, consciente.
É dentro de você que o Ano Novo
cochila e espera desde sempre.


Que 2008 seja um ano de muita prosperidade e paz no nosso mundo.
Que as pessoas tenham mais misericórdia e amor no coração.


Tenho certeza que 2008 será diferente de 2007.

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...