"Ter filhos e criá-los é cada dia gerar e pari-los outra vez, sem descanso."
Lya Luft, Perdas e Ganhos.

sexta-feira, 20 de junho de 2008

Me ajudem a ajudar - Depressão.

Por muitas vezes tive vontade de que o Claudio lesse o blog. Ele nunca pediu e eu também nunca insisti. Não sei se ele acha bobeira, e pode até ser, mais o blog ajuda a retratar um pouco do que passo e do que sinto. Logo eu não acho bobeira, não.

Ano passado passamos por momentos difíceis em nossas vidas, principalmente no relacionamento. Eu tento superar. Sempre tive a idéia de que para não sofrer basta não pensar. Antes eu pensava muito, especulava, criava... hoje me afasto de tudo que possa me chatear. Minha vida é curta e preciso aproveitar os momentos bons.

Gostaria que ele pensasse assim. Mas não é o caso. Ele é o oposto.
Sofre por algo que ocorreu há pelo menos 1 ano atrás. Sofre, chorar, fica angustiado. O problema é que ele nunca assumi que tem culpa. Adora se fazer de vítima e sempre acusa os outros de criarem problemas.

Infelizmente ele anda muito depressivo. Já procurei psicólogo, que ele foi, mas ela dizia o que ele deveria fazer. Bem eu fiz terapia por algum tempo e felizmente nunca tive uma psicóloga assim.

Eu passei por isso e sei o quanto é difícil. Vivi dois anos terríveis em minha vida, sem nem ao menos saber o que eu tinha. Não procurei ajuda. Consegui me superar sozinha. Parei de sentir pena de mim e passei a me policiar. Felizmente tive muita força de vontade. Mesmo assim, anos depois ainda tive recaídas. Porém as crises nunca se prolongavam por anos ou meses. Eu buscava não me entregar, lutava para não cair e me proibia a chorar e ficar em casa. Por mais difícil que fosse comer, sair ou me arrumar ou fazia! Mesmo contra a minha vontade. (In) ou felizmente as pessoas não tem essa mesma vontade.

No caso citado, ele muitas vezes se entrega e sente pena dele. Eu não sei como ajudá-lo. A minha história ele conhece, procuro ajudá-lo tentando animar, dou força, tento colocá-lo pra cima. Mas muitas vezes sou acusada de ser a causadora do sofrimento dele. Isso me cansa e me magoa.

Eu gosto do Claudio. Tenho por ele um grande carinho, mas não sinto pena. E acho que isso é um grande passo. Basta ele reconhecer.

Achei um texto bem legal.


Diferença depressão/tristeza.
A diferença entre depressão e tristeza é que a tristeza é passageira, sendo consequência de um fator adverso da vida, mas a depressão perdura sem motivo aparente... Muito frequentemente, uma combinação de fatores genéticos, psicológicos e ambientais estão envolvidos na gênese de uma depressão.


Pessoas que tem baixa auto-estima, que sempre vêem a si mesmas e o mundo com pessimismo ou que são facilmente sobrecarregadas pelo estresse, são propensas a apresentar depressão. Uma perda grave, doenças crônicas, deficiências nutricionais, distúrbios hormonais, dificuldades de relacionamento, problemas financeiros ou qualquer mudança indesejada nos padrões de vida também podem conduzir a um episódio depressivo.

Os sintomas da depressão podem incluir falta de apetite e perda de peso ou, ao contrário, aumento de apetite com ganho de peso; insônia ou sono em excesso; mudanças nas atividades e comportamentos habituais; perda do interesse ou do prazer em atividades que eram prazerosas, inclusive sexual; cansaço excessivo, fadiga; perda de concentração, de atenção; irritabilidade ou raiva excessiva; queda acentuada no rendimento do trabalho e estudos; isolamento social; crises constantes de choro; visão pessimista do futuro, ruminação de eventos do passado; sensações injustificadas de inutilidade, desvalorização, auto-acusação, culpas em relação a si mesmo e idéias de suicídio ou morte.

Apesar de haver muita coisa a ser feita para tratar a depressão, o passo mais importante é o primeiro: BUSCAR AJUDA PROFISSIONAL!

TRATAMENTO
A escolha do tratamento da depressão irá depender da avaliação realizada por um profissional médico ou psicólogo. Há uma grande variedade de medicamentos anti-depressivos e psicoterapias que podem ser utilizados para tratar dos transtornos depressivos.


As pesquisas revelam que o melhor tratamento é aquele que inclui medicação para obter um relativamente rápido alívio dos sintomas e tratamento psicológico (psicoterapia) para aprender maneiras mais efetivas de saber lidar com os problemas da vida, pois nosso cérebro é influenciado pela nossa maneira de pensar.


A medicação por si só não é capaz de restaurar e manter o equilíbrio da química cerebral se não houverem mudanças na forma de pensar!


FATORES QUE COLABORAM PARA MELHORAR A DEPRESSÃO
Devemos considerar que nosso organismo é uma máquina e que, para o seu bom funcionamento, é preciso respeitá-lo e cooperar para que ele funcione de forma adequada! A boa alimentação é um complemento vital a qualquer tipo de tratamento para depressão ou quaisquer outros distúrbios: afinal, nós somos o que comemos!

Os neurotransmissores do cérebro responsáveis pelo bom funcionamento do nosso comportamento também são controlados pelos alimentos que comemos e os nutrientes contidos nos alimentos podem influenciar profundamente a bioquímica e a atividade cerebral. Especialistas em nutrição acreditam que uma dieta desequilibrada também pode gerar a depressão e que a nossa dieta ocidental, que enfatiza os fast-foods, os lanches rápidos e outros vícios alimentares, é a principal responsável.


A prática de exercícios também é um componente importante no tratamento contra a depressão. O exercício por si só propicia grandes melhoras no estado de espírito e no controle do stress. Estudos demonstram que a depressão diminui com o aumento de atividade física. Então, vá caminhar no parque, na beira da praia, dance, ande de bicicleta!

  • E ria!
    Nada melhor do que rir!

  • Leia ou assista a filmes de comédia.

  • Procure tornar seu dia agradável.

  • Mantenha o pensamento positivo.

  • Sorria mais.

IMPORTANTE!! Procure ajuda especializada caso você não esteja conseguindo sair da depressão e tenha os sintomas por mais de 6 meses na maior parte do tempo!

Para finalizar lendo um pouco na net sobre o assunto, encontrei uma frase do meu Mestre que incentiva e mostra como podemos ser felizes.


"Uma pessoa feliz é aquela que tem sempre em mente um objetivo. Não vê problemas em seu caminho, mas sim desafios. Tem seus pensamentos no futuro e suas ações no presente. Segue em frente, levando do passado apenas a experiência vivida. Uma pessoa feliz é aquela que tem personalidade, não se deixa levar pelos fracos, não deixa o medo tomar conta de seu destino, mas também não é inflexível. Uma pessoa feliz é aquela que realiza seus sonho" .
Daisaku Ikeda.

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...