"Ter filhos e criá-los é cada dia gerar e pari-los outra vez, sem descanso."
Lya Luft, Perdas e Ganhos.

segunda-feira, 13 de julho de 2009

Ciúme o que fazer?

Ando perdida sem saber como agir e o que fazer para minimizar o ciúme que a Clara tem sentido da Fernanda. Desde que a Nanda chegou em casa a Clara tem estado abatida e volta e meia adoece.
Eu pensei que fosse ser mais fácil lidar com tudo isso, mas não estou conseguindo, ou pelo menos acho que não. Desde sexta feira a Clara está com febre, que é apenas um resfriado. Sábado na festa junina ela não quis brincar com os colegas, só quis ficar comigo e com o Claudio, está muito chorosa e vive perguntando se gostamos dela.

Sei que isso é normal e é uma fase importante pra ela, só não quero fazer disso um sofrimento ainda maior. Eu converso com ela, brinco, tento fazer tudo que fazíamos juntas antes, como tomar banho, comer, só que tem horas que realmente é difícil e por mais que eu me multiplique em 4 parece que não é o bastante. Aqui em casa, tanto eu como o Claudio, procuramos convidar a Clara para ajudar a cuidar da irmã, nem sempre ela aceita. Tem horas que eu chamo e percebo que ela gosta e fica feliz, mas logo depois fica quietinha com uma carinha de tristeza que me parte o coração.

Eu estava errando e demorei a ter consciência disso. Assim que a Fernanda nasceu, a Clara me pareceu tão grande, tão independente que eu não me preocupava muito, até que minha mãe me chamou atenção pra isso. Ela não cresceu de um dia para o outro. Ela continuava lá, pequena e dependente. Depois que percebi esse meu erro, eu mudei e percebo agora que ela está mais carente do que antes.

Alguém tem alguma dica do que fazer e como agir?

9 comentários:

Nanda disse...

Poxa, Liane. Não sei como te ajudar. Acho que isso é fase mesmo. Vc tá no caminho certo se esforçando pra ter momentos a sós com ela. Mas com um bebêzinho recém-nascido é complicado, né? Espero que ela melhore. Deve partir o coração vê-la assim, né?
Bjs.

Priscila disse...

Ai Amiga, sei como é dificil, em casa mesmo a Giulia já tendo 3 anos e a Giovanna quase 8 sofro mto com isso, o ciumes da Giovanna com a irmã é imenso, tb faço de tudo e igual para as duas mas a mais velha sempre q a caçulinha é a mais qrida e amada...é complicado, ela sempre está pedindo atenção vai mal na escola, a minha alternativa foi procurar ajuda pra ela com terapia está melhorando, geralmente no convenio sempre tem psicologo pensa nisso vai ajudar mto a Clara entender a irmã, q veio trazer mtas alegrias para ela...mas esses primeiros meses é dificil mesmo...vai melhorar amiga vc vai ver, estou torcendo por vc!!!

realizandosonhos disse...

E amiga, ciumes a maioria das criancas mais velhas sentem mesmo...mas a dica que dou e a que vc ja tem feito, continue fazendo com que ela e importante pra ajuda a cuidar da irmazinha, deixe ele te ajudar a dar banho, trocar fralda etc....melhoras pra Clarinha :)

Adriana ,Sofya e Emanuelle disse...

Ai Li.. até choro lembrando dessa fase...e eu te avisei..kkk

Comigo foi mais dificil ainda..eu era sozinha e entao TIVE que deixar Sof de lado...e vejo q isso deixou sequelas sabe....

Oq vc tem q fazer é ter seu tempo com Clara sem a MFernanda..Sei que é dificil por ela ser pequenina, mas tente sair só com Clara,ir ao parque só com Clara...e o max que puder deixar Nandinha ''de lado'', sei q é forte dizer isso né, mas é melhor fazer isso agora pq ela é mto pequena e não entende esse''desprezo''... Bom..pelo menos era isso q eu TENTAVA fazer.... e te garanto NÃO É FÁCILLLL!

Adriana ,Sofya e Emanuelle disse...

ah...e disso de vc ver q ela cresceu 'do nada'' tb é normal...Sof era uma criança em forma de bebe..Só tinha 1a9meses e fazia muitas coisas q bebes da idade dela não sabiam....teve q ser assim!!!
Não se culpe por isso tá

Magda Alves disse...

Liane, Não te conheço pessoalmente, mas pelos seus ost percebo que vc é bem carinhosa com a Clara. Acho que vc está no caminho certo sim, mas nunca vai ser o suficiente para a Clara. Eu, como irmã mais velha senti isso na pele, eu tinha 8 anos quando minha irmã nasceu e confesso que só depois que eu casei que esse ciúme passou. É natural, porém não podemos tratar como uma coisa natural. Fale nos olhos da Calrinha o quanto vc a ama e o quanto ela significa pra vc. Procure fazer mais programas com ela, só vc e ela. Aproveite o momento do sorvete depois do cinema para conversar com ela sobre a irmazinha. Peça para ela escolher um presente legal onde ela possa brincar junto com a irmã.
Nós sabemos a importância de cada uma e ela precisa entender uma é importante para a outra. O legal também é manter contato com pessoas que tem mais de um filho. Assim ela pode ver como é legal ter uma irmã. De qualquer forma, Liane, eu acredito muito nessa coisa de falar olhando nos olhos.
Siga seu coração.
Faz alguma receitinha que ela adora, como brigadeiros.
Boa sorte.

Thaty disse...

Oi!! Queria tanto poder aconselhar, mas vou é passar por isso já já também.

Mas concordo com a colega que escreveu aí em cima, a Magda. Principalmente com o negócio de perguntar pra pessoas que já têm mais de um filho.

Qdo li seu post eu tava conversando com uma amiga que tem 3 e ela disse que, pra ela, o caminho foi dar tarefas, deixar que eles participassem. Claro que rolou um chorinho de vez em quando, mas ela dava carinho e atenção sem incentivar o comportamento e no fim tudo se resolveu.

Mesmo sem ter passado por isso, sabe o que eu penso? Que é uma fase normal, era só ela e agora não é mais. Ela vai ter que se adaptar a isso, vai ser até bom pra ela aprender a viver sem ser o centro das atenções, aprender a compartilhar e dividir as coisas, inclusive o amor dos pais. Nem sempre vai ser fácil, aprender as vezes dói, mas tenho certeza de que você, daqui a pouco, vai estar tirando de letra!!

Mil beijos e boa sorte!

Dani e afilhadas disse...

Liane, estive lendo esse seu post e acho que posso te ajudar. A Júlia ganhou uma irmãzinha quando estava com 4 anos e 10 meses. Hoje a Laura tem 6 meses. No começo, evitamos ficar com a pequena no colo a toa, só pegava para dar de mamar e pronto. Atenção total pra mais velha. Evite oferecer demais para ela ajudar com as atividades da irmã, pois se ela quiser, ela irá solicitar. Passeios a sós com a Clara são bons, mesmo que por curto espaço de tempo. Elogios SEMPRE por ela ser a irmã mais velha, como é bom ser a irmã grande, etc. Em caso de receber presente, se for só para a Nanda, disfarçe e não deixe que ela veja (nesse momento). Quando a Nanda crescer mais um pouco e começar a sorrir voluntariamente para a irmã, diga que é porque a Clara é uma irmã mais velha muito legal e por isso a Nanda gosta dela (fazemos isso até hoje). Evite elogios para a Nanda na frente da Clara, até que ela diminua o ciúme. Se lembrar de mais algo, te digo. Até hoje, a Júlia deu poucas demonstrações de ciúmes com a irmã e é apaixonada por ela. Hoje em dia, pegamos mais a Laura no colo, mas continuamos evitando um pouco muitos elogios pra Laura na frente da Júlia. E tente explicar a ela, que voce ama as duas igualmente.
Bjs e boa sorte com as meninas
Dani e afilhadas
www.afilhadosamados.blogger.com.br

BLOG DA GRÁVIDA disse...

Perguntei para a minha mãe como era em casa quando éramos pequenos. Somos uma "escadinha". Ela disse que, por incrível que pareça, eu dei mais trabalho. EU tinha ciúme do meu irmão MAIS VELHO. hahahaha
Loucura, né?
Ele era meu ídolo, eu imitava tudo o que ele fazia. Mas como não conseguia fazer tão perfeito como ele, ficava morrendo de ciúmes por que ele era muito elogiado por todos!
Não tenho experiência no assunto, mas acho que você está no caminho certo, está ciente de tudo o que acontece e tem tentado dividir seu tempo na medida do possível.
Talvez a Clara tenha sido paparicada demais....e agora perdeu tudo isso de uma vez... por isso dói tanto. Doeria até se ela fosse adulta. Acho que nem é ciúme da irmã o que ela sente, mas sim inveja por que a irmã está recebendo paparicos que ela sabe que já foram dela (Clara) um dia, né?
Quem é que nunca sente saudade do tempo que era um bebezinho, cercado de cuidados, aconchego, chamegos?
Ela vai superar isso, você vai ver!
Beijo!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...