"Ter filhos e criá-los é cada dia gerar e pari-los outra vez, sem descanso."
Lya Luft, Perdas e Ganhos.

terça-feira, 30 de junho de 2009

Com a mesma roupa.

Essa foi a roupinha que a Clara usou quando saiu da maternindade e por seu significado, foi uma das poucas que não me desfiz. Então claro, que a Fernanda aproveitou e tirou uma casquinha da roupa que foi da irmã.



Clarinha com a roupinha, ainda na maternidade.

Primeiro passeio.

Domingo o dia estava lindo, então acordamos e fomos na pracinha para a Clara brincar. E este foi o primeiro passeio da Fernanda.

Clarinha aproveitou, enquanto Fernanda tirava um soninho gostoso.

Eu tenho tanto

Pra lhe falar

Mas com palavras

Não sei dizer

Como é grande

O meu amor

Por você...

E não há nada

Pra comparar

Para poder

Lhe explicar

Como é grande

O meu amor

Por você...

Nem mesmo o céu

Nem as estrelas

Nem mesmo o mar

E o infinito

Não é maior

Que o meu amor

Nem mais bonito...


Me desespero

A procurar

Alguma forma

De lhe falar

Como é grande

O meu amor

Por você...


Nunca se esqueça

Nem um segundo

Que eu tenho o amor

Maior do mundo

Como é grande

O meu amor

Por você...


Mas como é grande

O meu amor

Por vocês!...

segunda-feira, 29 de junho de 2009

Olhos claros.

Estou com uma dúvida sobre a cor dos olhos da Fernanda. Não sei, mas parece que serão claros.
O Claudio tem olhos esverdeados, meu pai e minha irmã tem olhos azuis e verdes, respectivamente. Meu avó materno também tem olhos azuis.

Eu pensei que a Clara fosse ter olhos claros, apesar de nem eu nem o Vitor termos olhos claros. Mas e a Fernanda? O que vocês acham?

** Essa foto foi tirada com 13 dias de vida.

Banco de leite.

Apesar de ter começado com a mamadeira, não havia ficado satisfeita com a escolha, mesmo sabendo que não tinha outra opção naquele momento.

Na sexta feira não tive febre e então consegui pensar no que poderia fazer. Lembrei que um banco de leite poderia me ajudar a resolver esse problema. Liguei para o Instituto Fernandes Figueira e fui muito bem atendida. Conversei com a enfermeira e combinamos que segunda feira pela manhã estaria lá, já que eles funcionam somente até às 15 horas e de 2ª a 6ª feira.

Hoje acordei cedo e fui com a Fernanda pra lá. Logo fomos atendidas e recebemos as orientações da enfermeira. Fernanda foi pesada e elas analisaram a amamentação.
  1. A pega da Fernanda é ótima!
  2. Minha produção não é suficiente para ela, então é necessário completar ou com o meu leite ou com fórmula.
  3. A complementação não será feita com a mamadeira e sim com a sonda!
  4. Alfafa, água e continuar oferencendo peito é a melhor forma de aumentar a produção.
  5. Oferecer sempre os dois peitos para ela, porque um não é suficiente.

Saímos de lá orientadas a fazer as complementações e voltaremos sexta feira para fazer nova pesagem. Eu já tinha feito todo esse trabalho com a Clara e apesar de cansativo, vale a pena. Eu amamentei até quase 5 meses e quero fazer o mesmo dessa vez.

Agora a tarde ela mamou, além do meus dois seios, mais 70 ml de NAN e agora tá aqui dormindo como um anjinho.

Como é bom ter um bebê em casa!

sábado, 27 de junho de 2009

Olha o tamanho desses cílios!

Eu sabia que a Clara tinha cílios enormes. E hoje reparei que eles estão ainda maiores.
Eu tinha cílios enorme e cheios, parecia que passava lápis. Mas como toda boa adolescente rebelde e idiota, eu arrancava meus cílios e hoje sempre passo rímel.
Outro dia disse pra ela que ela nunca arrancasse os cílios porque eles são lindos!
Vejam se não tenho razão?

O prêmio do Guia do bebê.

Eu havia comentado que ganhamos a promoção do Guia do bebê, né?
O nosso prêmio chegou há duas semanas e infelizmente não tirei foto. Recebi uma caixa com quase 30 produtos da Oetker. Já experimentei alguns dos produtos e adorei!

Não sei fazer bolo, a não ser o de cenoura, por isso sempre faço os de caixinha. E o bolo bombocado que eu fiz, ficou maravilhoso! Acabou tudo no mesmo dia! Ainda veio esse aqui, estou só esperando a Fernandinha completar 1 mês e vou fazer para comemorar!
O brigadeirão também ficou delicioso!
Na caixa tinham 5 tipos de chás. Entre eles o chá Arábia, que além de gostoso, tem um aroma maravilhoso!

Vale a pena experimentar todos os produtos desta marca. Todos os produtos que utilizei até agora não tenho do que me queixar.

sexta-feira, 26 de junho de 2009

Amamentação.

Há 11 anos atrás fiz uma mamoplastia redutora, o que consequentemente atrapalhou muito na amamentação. Tenho uma redução na produção de leite. A amamentação da Clara foi bem complicada, além dela não ganhar peso por mamar pouco eu tinha que amamentar com a sonda.

Sabia que não seria muito diferente com a Fernanda e a balança demonstrou isso. Ela não ganhou peso, e sim perdeu, está com 2.850 kg. A médica mandou entrar com o complemento e estamos fazendo isso há dois dias.

O problema é que estou tendo febre há três dias e meu seio direito está muito dolorido, mesmo tentando ordenhar não consigo tirar nada. Meu seio tem partes duras e mesmo com massagem, não consigo tirar mais do que algumas gotas. Já o lado esquerdo a produção está boa.

A Fernanda não estava dormindo bem, nem durante o dia nem a noite. O sono era picadinho, tirava leves cochilos de meia hora. E ela suga muito bem, chupa os dedinhos com força e tudo o que encostamos na boca ela suga com bastante força. Com a Clara eu consegui prolongar a amamentação até os 4 meses e depois parei de amamentar por causa dos remédios que tive que tomar. Dessa vez não vou esperar tanto tempo para dar complemento, não quero que minha filha fique muito abaixo do peso correndo risco de ter algum problema.

O pouco leite que consigo tirar eu guardo e depois dou na mamadeira pra ela. Tenho feito assim, deixo ela mamar uns 30 minutos nos seios e depois dou o complemento na mamadeira, ou com o leite artificial ou com o meu mesmo, às vezes ela mama 30 ml e outras vezes 60 ml. Dou sempre os dois seios, porque a produção é pequena e principalmente o lado direito, ela suga uns 10 minutos e logo começa a puxar, reclamar e chupar a mão. Vou tentar amamentar o máximo que conseguir.

segunda-feira, 22 de junho de 2009

15 dias.

Hoje a Fernanda completa 15 dias de vida e começa hoje a nossa rotina de verdade.
De verdade porque o Claudio voltou ao trabalho hoje, depois de suas "mini" férias de 15 dias. Minha mãe está aqui me ajudando, já colocou roupa pra lavar, deu uma varrida na casa e levou a Clara na escola. Obrigada mãe! ;0)

Mais tarde vamos ao pediatra, espero que seja boa! Não tenho indicação dela, mas como é homeopata fiquei bem animada, alémd e ser pertinho de casa.

A Fernanda está ótima! Tem dias que dorme que é uma beleza, em outros dá um trabalhão. E essa noite foi uma delas. Deixei ela na minha cama para conseguir descansar, já que a casa ontem ficou lotada de visitas e não consegui descansar 1 minutinho.

Não vejo a hora de pesá-la! Mais tarde volto com os pesos e medidas, e com a foto da minha princesa Clarinha vestida para o casamento.

sábado, 20 de junho de 2009

Carta para a Clarinha.

Princesa.

São tantas coisas pra te falar que nem sei por onde começar. Nossa vida mudou com a chegada da sua irmã. A primeira semana foi bem difícil pra você, minha princesa. Ficou dodói e mesmo assim, eu, não podia dar 100% de atenção para você, e é claro, você sentiu muito. Felizmente já está ótima! E agora sim, está curtindo muito sua irmã. Chega da escola e a primeira coisa que faz é dar um beijinho na cabecinha dela.


Fica muito contente quando ela "olha" pra você e sempre que ela chora você lhe dá um beijo e ela fica quietinha. É minha rainha, você está crescendo. Eu sempre te vi como meu bebê, agora vejo como o tempo voou. Você está tão grande, tão crescida! Mas pra sempre será minha filhotinha, minha princesinha.


Você é muito esperta e inteligente. Adora escrever e desenhar e não gosta muito de sugestões e a última palavra é sempre sua. Quando damos uma idéia, você trata logo de pensar alguma coisa e sugerir. E lógico, acabamos sendo vencidos por suas sugestões. Sabe Clara, você é muito querida por muitas pessoas. Todos que vem visitar sua irmã, não esquecem de você. Até quem não te conhece não deixa de lembrar que além da Fernanda, existe outra criança em casa e isso me deixa tranqüila. Aos poucos vamos conseguindo nosso tempinho juntas.



Você não tem tido muito ciúme com a chegada da sua irmã e nem tem regredido, pelo menos até agora. E você nem precisa disso minha filha, porque você tem muito carinho em nossa casa.
Te amo muito, muito, muito...

terça-feira, 16 de junho de 2009

Tanta coisa para falar, que nem sei por onde começar.

Como o tempo voa! Já se passaram 1 semana que Fernanda nasceu. Aos poucos vamos nos entendendo, ontem demos as vacinas BCG e Hepatite, e o umbigo caiu. Meus seios felizmente já estão ótimos! As massagens, a concha e as compressas de água gelada ajudaram a aliviar o problema.

A danadinha mama que é uma beleza e já fica claro que ela e a Clarinha são bem diferentes. A Fernanda pegou a chupeta logo no 4º dia, é super durinha e muito esperta. Adora que eu converse com ela e quando estamos todos juntos ela fica com os olhos arregalados, ainda sem focar em nada. Mais tarde vamos fazer o teste do pezinho e amanhã da orelhinha. O umbigo caiu ontem, com 8 dias de nascida!
O sono da noite é que está complicado. Ela acorda para mamar de 3 em 3 horas, mas a noite é sempre muito complicado. Ela acorda de 1 em 1 hora e quer ficar no colo, ou quer sentir alguém tocando nela.

Agora mesmo estava lendo alguns trechos do livro: " soluções para noites sem choro " e vou começar a aplicar as técnicas para tentar minimizar o problema do sono noturno. Mais meu maior fantasma mesmo ainda é o ganho de peso.

A Clara.
Minha branquinha está sentindo bem a chegada da irmã. Essa semana que passou foi bem complicada pra ela, pois a gripe veio bem forte e a chegada da irmã não deixaram com que ela tivesse 100% da nossa atenção. Minha mãe veio pra cá todos os dias, para ajudar a ficar com a Clara, e atender as necessidades dela, quando estivéssemos ocupados com a Fernanda. Depois de começar o antibiótico, a febre sumiu em dois dias e domingo ela estava bem melhor.
Tem feito algumas gracinhas para chamar a atenção e ontem as coisas já começavam a se encaixar.

No sábado uma amiga do Cláudio que foi minha chefe na Petrobras, Margareth, veio aqui em casa e trouxe vários presentinhos pra Clara, enquanto ela ficou curtindo Fernanda eu aproveitei e tirei uma horinha para brincar com a minha branca. O astral dela melhorou, tadinha, estava sentindo falta da mãe. Jogamos dominó, quebra cabeça, e fizemos lanche para as bonecas. Domingo tomamos banho juntas e agora estamos assim tentando curtir sempre que sobra um tempinho.
Ela tem dormido na minha cama e essa noite conseguimos dormir nós duas e o Claudio na cama. Ele, coitado, dorme onde consegue, ou no chão, no sofá e na cama da Clara.

O Claudio.
Eu não tinha a menor dúvida que ele seria um Paizão, e mesmo sabendo disso, fico espantada como ele me surpreende a cada momento. Temos nos revezado a noite e durante o dia ele é quem cuida de tudo. Só não dá mamá para Fernanda, porque não pode, mais de resto ele faz tudo. Cuida da casa, da Clarinha e da Fernanda, e ainda arruma disposição para me paparicar. A noite acorda numa boa, mesmo sem dormir por 30 minutos e fica com a Fernanda até que eu tenha pelo menos 3 horas de sono.

A licença paternidade que é de 5 dias ele conseguiu prorrogar até segunda feira, quando não tem jeito terá que voltar ao trabalho. E diga-se de passagem, essa licença é uma vergonha!
Ele curte a cria a todo o momento, hoje mesmo foi sozinho levá-la para o banho de sol. Não reclama de cansaço, de dormir no chão e de ter que ajudar na casa e com as crianças. Passou o dia dos namorados e não consegui nem fazer uma mensagem pra ele, tenho certeza que ele sabe que o melhor presente que ele poderia ganhar chegou antes do dia 12.

quinta-feira, 11 de junho de 2009

Tornado.

Juro acho que estou vivendo num tornado. Desde que chegamos em casa, na terça feira, estamos Claudio e eu anestesiados de tão cansados.
O primeiro dia em casa foi caos total. Se fosse só a Maria Fernanda, mas, tadinha, minha Clarinha ta muito resfriada, com febrão de 40º, tosse e muita dor no corpo. A Clara nem força para chorar tem. Fica abatida o dia todo, e a febre não dá um descanso pra ela, toma o remédio e 4 horas depois está ardendo em febre novamente. Minha mãe tem vindo pra cá todos os dias para nos ajudar, já que tem horas que as duas pedem atenção e estamos nos desdobrando em 4 para amenizar a dor da Clara e atender as necessidades de Fernanda.


Eu havia pedido ao Vitor para não levá-la pra Miguel Pereira, por causa do frio e ela já estava com o nariz escorrendo, como tudo que eu falo entra num ouvido e sai pelo outro, ele levou e me entregou a menina super gripada. Ela chegou ainda pouco do médico e já tomou os remédios, entrou no antibiótico. Não me lembrava mais como era ter um bebê em casa. A Clara sempre foi pra mim pequena, hoje em dia, vejo como ela cresceu!!!!!! Está enorme. Fico com o coração partido porque minha filhota quer ficar perto da irmã, mais não pode por causa da gripe. Ela fica tadinha morrendo de vontade de ajudar, mas não pode. Espero que hoje à noite ela esteja bem melhor, e que a febre não volte mais.

Sobre a Fernanda. A minha bebê é uma fofa! Já é muito durinha apesar dos 4 dias de nascimento. O perrengue mesmo foi na noite de terça, quando meu leite desceu e minhas mamas ficaram duras como pedra. A Nanda não conseguia mamar e chorou durante toda a madrugada, eu e Claudio revezávamos nos cuidados, enquanto um ficava com a Clara outro cuidava da Fernanda. Fui dormir às 5 da manhã e o Cláudio continuou acordado. Nem preciso dizer que ele é um paizão, daqueles com P maiúsculo. Montou um acampamento no quarto de Nanda e dorme no edredom no chão ao lado do berço, enquanto Clara fica comigo na cama.

No outro dia acordei e liguei para berçário da maternidade pedindo socorro. Conversei e meio dia veio uma enfermeira para me ajudar com a amamentação e verificar o que poderia ser feito nos meus seios, que já estavam duros como pedra. A enfermeira retirou todo o leite que estava no meu peito e colocou Fernanda para mamar, me deu um baita alívio.
Me ensinou a fazer as massagens e colocar compressa de água gelada para diminuir a produção do leite por enquanto, evitando assim que ele fique duro novamente. Que dor!!!!!! Agora já estamos nos entendendo com as mamadas. Ontem dei o primeiro banho da Fernanda. Fefê (A Firangi estrangeira - eu chamo ela assim quando está chorando) é uma gostosa!


Essas fotos foram tiradas ainda na maternidade.

terça-feira, 9 de junho de 2009

Nasceu!

Chegamos em casa hoje!
Fernanda nasceu muito bem no dia 07/06, domingo, às 11:30 h, com 3,145 kg e 48 cm.
Muito gostosa, mama e dorme muito!
Nasceu na Casa de Saúde São José.

Depois volto com as fotos e contando mais sobre a novidade.

sábado, 6 de junho de 2009

Lembrança da maternidade.

Eu estava adiando fazer as lembrancinhas a um tempo. Mesmo porque estava numa dúvida danada do que faria. Pensei em várias coisas, queria algo bonitinho e ao mesmo tempo delicado, e dê preferência que não ficasse muito caro.
Minha cunhada disse que faria uns saches fofos que ela havia aprendido. Como não havia mais falado com ela, fiquei sem graça de perguntar pelos saches, aí resolvi eu mesma fazer as lembrancinhas.

Aqui perto de casa tem uma loja da Cacau Show que tem chocolates maravilhosos. Dei uma passada lá e vi essas caixinhas bonitinhas que cabem trufas. Então pensei: boa ideia!

Mais como a caixinha era com a marca da loja, eu achei melhor personalizar. Fiz então esse cartão, que colocarei na caixa e vou cobri-lo com contact transparente.


Espero conseguir terminar ainda hoje, já que ontem a noite senti umas contrações bastante desconfortável.
Assim teremos duas lembrancinhas: os saches (que minha cunhada fez) e os bombons. Quando estiverem prontas venho colocar a foto aqui!

Atualizado 4 horas depois, com as 30 caixinhas prontas.

quinta-feira, 4 de junho de 2009

Durma com um barulho desse!

Clara pediu pra ver as fotos de quando ela foi ver o papai do céu. Estava eu toda inocente mostrando as fotos até que cheguei nessa aqui.


Então ela vira e diz: "Mamãe por que você estava com essa cara?"


Ela me imitando. Além de tudo ainda é modesta, vendo essa foto: "Mamãe eu fico bonita de batom, né?". Linda!

Ainda hoje.

Clara vendo o desenho da pink dink doo, quando a pink diz para o irmão: “Você é mesmo uma figura.” Clara vira e me fala: “Mamãe se a pink me chamar de figura ela vai me colar.”
Hahahaha
Tem lógica!

Essa minha filha é realmente uma figura!

O presente.

Finalmente comprei o presente da Clarinha. Estava na maior dúvida, como havia comentado. Pensei em dar a Lola risadinha, mas fiquei decepcionada com o tamanho, um pouco maior que a palma da minha mão. Olhei jogos, mas nada me agradou. Ela adora a Mônica, tem 3 em casa e não brinca com nenhuma delas.
Apesar de não falar muito delas, um dos passatempos favoritos da Clara é brincar de casinha, escolinha e médico com as Barbies. E Barbie ela tem bastante para sua idade. Eu e minha irmã, por exemplo, só tivemos uma Barbie quando criança.


Andei, olhei, pensei e vi um brinquedo que achei ser muito legal, além de ser "útil": um walkie talkie das princesas.
Tenho certeza que ela vai achar o máximo e vamos poder brincar juntas. Talvez se fosse uma boneca ficaria mais complicado de brincar com ela. Estou doida para que ela receba logo o presente da irmã.

quarta-feira, 3 de junho de 2009

Adoro !!

Uma das poucas coisas que gosto de fazer em casa é comida. Além de passar roupa e tirar pó, cozinhar pra mim é um hobby. Claro se a cozinha estiver limpa!

Agora não preciso correr para fazer almoço, já que a Clara está almoçando na escola, então faço com calma e o que estiver com vontade de comer. Não tem sobrado comida e o melhor de tudo eu como assim que fica pronto. Uma das desvantagens de dar comida para a Clarinha, é que eu sempre comia a comida quase fria, e eu detesto! Costumo dizer que minha boca é de couro, porque só gosto de comida quente, pegando fogo!

Apesar de tudo sempre fui enjoada para comer. Quando pequena não podia ver um pedacinho de cebola que não queria mais, era um saco! Coitada da minha mãe. Em casa não deixo a Clara comer sozinha, porque além dela demorar muito, acaba sujando e não comendo tudo, então sempre dou na boca. As vezes deixo ela começar a comer só, enquanto me alimento e depois dou na boca dela.
Ontem fui ao mercado e lembrei que fazia um tempo que não tinha suflê de chuchu em casa. Apesar de ter crescido, ainda continuo enjoada para alguns alimentos e chuchu é um deles. Só não estragam quando faço o suflê. Além do mais a receita é super simples e não suja quase nada.

Segue a receita:
3 a 4 chuchus.
1/2 xícara de leite.
2 ovos (claras em neve)
3 colheres de farinha
sal
1 cebola
queijo parmesão

Cozinhe o chuchu e passe no espremedor de batatas. Misture a cebola crua e picada, com os demais ingredientes. Depois misture delicadamente a clara em neve. Não precisa untar a forma. Coloque no forno e espere dourar. Está pronto!

Eu misturo todos os ingredientes na forma que vai ficar o suflê. E agora vou fazer um caldo verde!

terça-feira, 2 de junho de 2009

Já estou me cuidando.

Apesar de ter engordado bem menos nessa gravidez, eu estou bem acima do meu peso. Digamos uns 20 kg. Claro que não vou esperar a Nandinha completar 1 ano para perder tudo!
Tentei ao máximo me controlar e pelo visto consegui, o problema é que já estava acima do meu peso, então os 13 kg adquiridos na gravidez vão sim fazer a diferença.

Eu tive que deixar de fazer algumas coisinhas básicas de salão por causa da gravidez, mais assim que der, volto correndo para fazer minha progressiva (hehehe..) e para pintar. Outro dia olhando no espelho percebi um fio branco, ontem olhando novamente vi outro. Isso porque estavam na frente, provavelmente tenho outros lá atrás.

Minha pele nunca foi boa. E a gravidez, nem ajudou e nem piorou. Eu estava com um renew guardado a muito tempo, doida para usar, mas estava sem coragem. Ontem chegou a caixa da avon (sou revendedora) e pedi pra mim dois lançamentos para testar. Quero vê se realmente sinto diferença!

Olha que coisinha mais fofa!

Ela ainda não desceu.

Hoje fui ao médico e Fernandinha ainda está alta, resumo... nadica de nada até agora.

Por um lado, agradeço bebê por esperar mamãe ter disposição de sair para comprar o presente de sua irmã, e ao mesmo tempo... aff... venha logo, !
Pensando bem... não sei, não... tadinha. Tá um frio de rachar o bico (eu não acostumada com frio) e dentro da barriga é tão quentinho, . Só se aquete, menina!
Do nada eu ganho uns solavancos que dói até os ossos (exagero)!

Agora falando da Clara. Ela está ótima e ficou numa boa na escola, na verdade ela já está mais do que acostumada, afinal ano passado ela ficava 10 horas na escola. Sete horas até que passa rápido.
Hoje ela me disse que a tia do banho pediu para quando a neném nascer, ela levar na escola pra tia vê. Eu disse que se ela quisesse poderíamos levar, e ela perguntou se as crianças podem ver também. Respondi: Claro filha! E ela feliz me disse rindo: "Só que eu é que vou segurar ela, tá."
A Fernandinha será a bonequinha dela e disso eu não tenho dúvidas, só não sei como vai ser quando ela perceber que essa boneca chora e faz cocô.

Ainda não decidi o que comprar pra ela de "presente". Pensei na máquina digital, como ela queria, mais fica puxado nesse momento. Então pensei numa boneca. Até 1 mês atrás ela a-d-o-r-a-v-a a Lola do (Charlie e Lola). Hoje ela ama a Mônica, só que ela tem 3 Mônicas e quase não brinca com elas, prefere brincar com as Barbies. Então pensei que tem tantas Barbies legais... ai que dúvida cruel.
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...