"Ter filhos e criá-los é cada dia gerar e pari-los outra vez, sem descanso."
Lya Luft, Perdas e Ganhos.

segunda-feira, 25 de maio de 2009

Transplante.

Outro dia lendo no blog da Ana sobre o seu dedo verde, cheguei a comentar que nunca levei muito jeito com plantas, consegui matar um cacto (ganhei um lindo de aniversário e afoguei o coitadinho, que se transformou numa geléia), e precisava mudar isso urgente. Na verdade eu queria sim que elas gostassem de mim e comecei a me esforçar.

Minha vó Dila tinha um lindo jardim e ela sempre foi apaixonada por plantas. Toda vez que íamos à Joinville ela fazia questão de nos dar um vaso com uma violeta, mesmo sabendo que o clima no Rio não é agradável a elas. Meu pai também herdou esse dom, na casa dele tem um jardim lindo cheio de plantas. Eu sabia que estava escondido no meu DNA esse dom, e como sou uma aluna muito aplicada, pedi ao meu marido (ele faz nascer tomate em apartamento!) para me ensinar a cuidar da pimenteira que estava aqui em casa. Ele chegou a reclamar que a coitada estava seca, e como eu tinha trauma do afogamento do cacto, aboli a idéia de molhar qualquer espécie de planta.


Com o tempo fui me acostumando com ela, cheguei a ganhar uma margarida da minha sogra que durou 1 mês (aquelas plantas que são lindas e dura tão pouco). A morte da margarida me abalou um pouco, então Moco me animou dizendo que ela chegou a durar muito. Com esse incentivo, comprei um vaso maior para fazer o transplante da pimenteira, já que havia três meses que a coitadinha estava num vasinho tão pequeno.



Ontem disse ao Moco que iria mudar a pimenteira de lugar e ele vendo minha dedicação, presenteou-me com uma outra planta. Hoje tomada de coragem e com os ensinamentos de meu grã-mestre, enchi o vaso com a terra e retirei com todo cuidado a pimenteira do vasinho feio. E ela ta aqui linda! Enfeitando a minha janela, ao lado da minha outra planta (que não sei o nome).




Já separei outras pimentas para secar e assim que estiverem prontas colocarei no vasinho feio para que fique tão linda quanto o meu mini-pimentão.





Esse vaso preto era o que estava a pimenteira.

O armário e a cadeira chegaram hoje, amanhã serão montados. Se a abracadabra permitir.

11 comentários:

Fernanda Herbster Pinto disse...

Ah amiga, eu acho lindo cuidar das plantas, mas não levo nenhum jeito!
E pra completar na jardineira do meu ap tem uma praga de formigas que não deixa nenuma planta crescer, um dia desses atacaram até o passarinho de Jorginho!
Depois que colocar remédio pra exterminá-las, vou me animar! Jorginho é quem gosta, plantou um cacto e é o único que aguenta as formigas!!
Beijos pra você e pras meninas!!
Fernanda

mamãe camila disse...

Oiiii!!! eu adoro plantas, não sei cuidar direito, mas tenho sorte que elas ficam bem aqui em casa, ano passado cheguei a ter 5 orquideas floridas na mesma época...mas este ano com a correria de bb pequeno não consigo cuidá-las e nenhuma delas tem broto. Tenho 1 violeta com flor e só...quero tentar fazer uma ortinha com chás, ja que a Mari adorou tomar chá!!
estou louca pra ver o quartinho!!
bjocas

Família Tricolor disse...

VIxe eu tb num tenho mão booa, talvez pq me dedico pouco, mas gosto, acho q dá um ar diferente no ambiente, parabéns por tentar e chegar onde chegou!!Adorei!!
Bjuuuuuus e boa semaninha

realizandosonhos disse...

ixi eu sou uma negacao com plantas, principalmente que moro em apto e acho que aqui nao tem espaco e muito menos sol pra elas, mas qdo voltar pro BR quero ter minhas plantinhas.

Karina disse...

Oi, Liane !
Meu nome é Karina, passo sempre por aqui para ler sobre a sua princesa Clarinha. Ela é muito linda!
Te conheci pelo blog da Bárbara.
Eu não sei pq, mas eu não estou conseguindo comentar nos blogs, acho que estou fazendo algo de errado. Já tentei aqui umas vezes, ultimamnte não consigo postar em nenhum blog.
Vamos ver se dessa vez eu dou sorte!
Você já esteve lá no meu bloguinho:
www.amomeuspequeninos.blogspot.com
E eu não tive nem como retribuir sua atenção....Desculpe, viu?
Vou voltar a escrever no meu cantinho. Tenho tanto o que escrever( desde Março que não escrevo nada!)
Adorei suas plantinhas. Também gosto, mas não consigo ter muito jeito com elas.Mas sempre insisto.
Bjs

Marjô Kuin disse...

Oi Li...eu tbem não tinha jeito e nem curtia plantas...com o tempo fui pegando jeito, gostando e hoje tenho meu jardim....ninguem acredita que eu cultivo temperos, tenho um micro pomar..até orquídeas que dão todo ano...vou tirar umas fotos para você ver...é muito legal cuidar de planta...

Ah..eu tbem matei um cacto..e dos grandes..achei ele muito sujinho e o coloquei na chuva ..rsrsrs...

bjaum

Rafaela disse...

Tbm queria ter dedinho verde, acho que o meu é meio verde, às vezes dá certo, kkk

Boa sorte aí com as plantinhas.

Dri Viaro disse...

eu nao sei cuidar de planta, elas morrem sempre, qdo eu morar numa casa vou aprender hehe
bjsss

Lívia disse...

Preciso aprender pq meu dedo é preto, kkkk... Eu adoro plantas mas não tenho o menor jeito pra cuidar :( e com a minha mudança pra uma casa maior quero mudar isso!!!!!!

Passamos pra deixar beijinhos pra vcs e agradecer a visitinha!!!
Lí, Miguel e Gabriela

mamãe camila disse...

oi!!! ta tudo bem??? aonde andam? a fê nasceu?? será será??? volta logoooo
bjocas

Thaty disse...

Eu também era uma negação com plantas. Acho que consegui te superar, porque matei DOIS cactos: um com água de mais e um com água de menos! kkkk

Mas faz uns 7 meses que estou melhorando. Faz muita diferença quando elas ficam ao ar livre e não se precisa molhá-las durante a época da chuva...rs

Já consegui plantar um pé de hibiscus, umas flores que não sei o nome e um pé de Dama da Noite.

Aliás, sua plantinha que está ao lado da pimenteira é um lírio, adoro! Mas também dura tão pouquinho...

Beijocas!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...